CONTROLE A ANSIEDADE PRÉ VESTIBULAR!

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Com as datas dos vestibulares chegando, a pressão e a ansiedade aumentam muito!

Se você sente seu coração palpitando cada vez mais rápido, apreensão, medo, mal-estar, insegurança ou outros sintomas similares, saiba que há como controla-los. Não se preocupe, a gente sabe que a apreensão é grande, mas você pode tentar seguir as dicas pra tentar não ficar tão nervoso.

Quer saber como controlar essas vilãs na hora da prova? Fique atento no post que a gente vai falar algumas dicas para você ficar mais tranquilo para quando chegar o dia do vestibular.

– Faça exercícios de respiração:

Inspire pelo nariz com a boca fechada, ao realizar esta ação, deixe o abdômen estufar, não o tórax. Depois, expire devagar, soltando o ar pela boca. A respiração deve ser lenta, profunda e natural.

Faça diariamente esses exercícios num tempo de 3 a 7 minutos. Ao controlarmos nossa respiração, o sistema nervoso autônomo reduz suas reações.

– Pratique exercícios:

Fazer uma boa caminhada, dançar, correr, luta, nadar etc são exemplos de exercícios que ajudam a aliviar a tensão. Pratique os regularmente, pois além descarregar a pressão do dia e aliviar o estresse, você também colabora com a sua saúde, consequentemente, estará mais disposto para realização das atividades diárias.

Além do mais, ao encontrarmos algo que sentimos prazer em fazer, o corpo funciona melhor.

– Evite pensamentos negativos e confie em sua capacidade:

Confiar em si mesmo é o principal passo para ajudar a aliviar a ansiedade, confia na sua capacidade, pois se você estudou e se dedicou, você vai conseguir. Todos sabemos nosso limite, e assim que você sentir que está preparado, não há motivos para achar que não se sairá bem.  Você domina o conteúdo e vai arrasar!

– Faça um plano de horários diário:

Organize suas matérias escolares um dia antes da aula. Revise os conteúdos e faça as tarefas todos os dias após o horário da aula. Anote e tire suas dúvidas com o professor.

Por fim, principalmente, reserve um tempo para o lazer. Busque fazer atividades que você se sinta bem. Vá ao cinema, teatro, a festa do final de semana e desligue dos estudos nesse tempo.

– Durma bem:

Organize seus horários do dia e evite ir dormir muito tarde, pois no dia seguinte você pode ficar indisposto. Deixe para o final de semana o dia da preguiça, o qual você pode ir dormir e acordar mais tarde.

Se tiver muita dificuldade para pegar no sono, experimente tomar um chá calmante, como de camomila, leia um livro, escute músicas relaxantes ou busque alguma atividade diária que o relaxe.

– Beba muita água e alimente-se bem na semana do vestibular

É muito importante se manter hidratado, pois consumo correto de água pode ajudar na ansiedade.

Evite beber muito café e coma muitas frutas para manter-se calmo.

NO DIA DA PROVA:

– Não se apague a questões difíceis, deixa-as por último.

– Saia da sala para se acalmar, se precisar.

– Leve uma garrafinha de água e um alimentos leves, como frutas ou lanches naturais.

– Mantenha a calma e respire fundo.

 

O Prova 10 deseja muita sorte aos vestibulandos, estamos com vocês!

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