DOCUMENTÁRIOS QUE VÃO TE AJUDAR NA REDAÇÃO!

Tempo de leitura: 2 minutos

É muito bom quando podemos estudar e nos divertir ao mesmo tempo. O Prova 10 já separou indicações de filmes e séries que vão te ajudar em todo conteúdo das provas do ENEM e de outros grandes vestibulares. Agora, separamos dicas de documentários que vão te auxiliar e ajudar na produção da sua redação.

O fato é que só se sabe o tema da redação na hora da prova, as dicas de hoje são para possíveis temas, e você pode inclui-los no início, nos argumentos ou na conclusão de seu texto, ou até mesmo te dar boas ideias de como construir um ótimo conteúdo.

 

  1. Ilha das Flores (1989)

A Ilha das Flores é um documentário que aborda a situação da Ilha das Flores. Esta ilha está localizada a poucos quilômetros de Porto Alegre e para lá são levadas grande parte do lixo produzido na capital. Este lixo é depositado num terreno de propriedade de criadores de porcos, e a outra metade é para o consumo de pessoas em situação de pobreza;

Esse curta metragem traz questões sobre a desigualdade social, fome, pobreza, descaso com o lixo etc;

2. Sobral – O homem que não tinha preço (2013)

Sobral Pinto (1893-1991) destacou-se ao lutar contra as injustiças durante o período da ditadura militar. Este documentário traz depoimentos e imagens que mostram a trajetória do advogado e ressaltam a importância de seu trabalho na defesa dos direitos humanos.

3A Sombra de um Delírio Verde (2011)

O documentário conta a luta dos Guarani-Kaiowá, narrando a história da etnia indígena com a maior população no Brasil contra o avanço da monocultura da cana-de-açúcar. Esse documentário traz a reflexão sobre a questão indígena no Brasil e os impactos do agronegócio no Brasil.

4. O Riso dos Outros (2012)

A produção fala sobre o estilo de comédia stand-up e mostra depoimentos e opiniões sobre os limites do humor, o politicamente correto e incorreto e os efeitos negativos e positivos que pode causar uma piada.

 

6. Cortina de Fumaça (2010)

O filme aborda a política de combates às drogas vigentes atualmente. Inclusive, debate as consequências políticas e sociais da proibição da maconha, embasadas em depoimentos de pesquisadores, médicos, representantes de movimentos civis, políticos, advogados etc.

 

Fique atento, se você tiver mais alguma dica, deixe nos comentários também.

Seja 10, seja Prova 10! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *