A ESCOLHA DO CURSO QUE MELHOR SE ENCAIXA EM SEU PERFIL

Tempo de leitura: 1 minuto

Todos os estudantes já confrontaram a famosa pergunta “vai fazer faculdade de que?”. Parece uma resposta simples, e para muitos, a sorte de ter a resposta é um alívio, mas para diversos outros pré-vestibulandos, essa dúvida não é algo fácil de enfrentar.

O Prova 10 separou algumas dicas que vão te ajudar na hora de escolher a profissão certa.

  1. Decida a qual área você pertence, dessa maneira fica mais fácil decidir qual caminho seguir:

Humanas: estuda o homem e a sociedade;

Exatas: ligada a cálculos e números;

Biológicas: essa área é voltada para os estudos da vida e meio ambiente

2) Liste as opções para cada área:

Diversos cursos podem ser estudados e pesquisados para cada área citada acima. As formas de pesquisa nos leva a próxima dica.

3) Fale com seus professores e profissionais da área:

Essa dica é muito importante, você pode conversar, ligar e falar sobre tudo que a área escolhida engloba, tirar suas dúvidas e obter novos conhecimentos

4) Participe de workshops:

Diversas instituições de ensino promovem feira de profissões todos os anos. É muito interessante participar dessas feiras, já que, muitas delas partem pra ação e mostram na prática o que exercem.

5) Faça um teste vocacional: 

Os testes vocacionais podem ser feitos individualmente ou em grupo, mas sempre acompanhados por um profissional, que vai te orientar da melhor maneira possível. Busque ajuda também na escola, algumas oferecem orientação profissional.

6) Veja o que você quer:

Não se deixe influenciar por opinião de terceiros, veja o que você quer e onde você se encaixa. Obvio que pedir um conselho não faz mal a ninguém, mas é preciso ter cuidado com o que você vai ouvir.

7) Análise o mercado de trabalho:

É essencial que você faça uma pesquisa sobre como é o campo de trabalho para cada profissão escolhida. Além do que cada uma pode oferecer, como o salário e os benefícios. Essa é uma parte importante, não se esqueça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *