TÁ PENSANDO EM FAZER INTERCÂMBIO? DESCUBRA COMO E QUAIS OS TIPOS!

Tempo de leitura: 3 minutos

Intercâmbio é uma experiencia única e incrível a quem desejar aprimorar os estudos e conhecer melhor outros lugares do globo. Além de ter contato com outra cultura, outra língua, novos costumes e pessoas de diferentes lugares do mundo!

Mas o que, de fato, é o intercâmbio?

É o período no qual uma pessoa passa fora do seu país de origem com a finalidade de estudar, trabalhar etc, aprimorando, assim, seus conhecimentos pessoais, profissionais ou acadêmicos.

Existem mais de um tipo de intercâmbio, com diferentes preços e diferentes variações. Você pode escolher a opção que melhor for favorável para você.

Os valores de cada um variam de acordo com:

  1. A empresa que você escolhe para viajar, e que vai te auxiliar nesse processo;
  2. O período de viagem: aqui você decide quanto tempo irá passar fora do país;
  3. O país de destino: pesquise bem antes de decidir, quais os costumes, fuso horário, lugares para conhecer etc;
  4. A época do ano: inclua aqui o preço das passagens e quanto tempo falta entre fechar o programa de intercâmbio até o dia da viagem;
  5. Hospedagem: escolha se você irá ficar em uma universidade ou em casa de alguma família que se oferece para abrigar intercambista;
  6. As despesas pessoais: inclui-se aqui os gastos pessoais de cada um.

Conheça os tipos:

  1. High School/Ensino Médio: 

Como o próprio nome diz, esse tipo de intercâmbio é destino aos jovens entre 14 e 19 anos que desejam fazer o ensino médio fora do país, seja ele por um semestre ou mais. Nesse período, os intercambistas frequentam a escola regularmente e participam de todos os eventos, atém mesmo do famoso baile de formatura se estivem no último ano.

2. Intercâmbio de idiomas:

O intercâmbio de idiomas objetiva fazer com que o estudante aprenda o idioma do país escolhido, geralmente o inglês ou espanhol. Pode durar entre um mês e um ano.

Estudantes que já dominam a língua do país estrangeiro também podem embarcar nesse intercâmbio.

  • Intercâmbio de idiomas + atividades extras:

Destinado a quem deseja estudar e conciliar uma atividade relacionadas a arte, dança, culinária, esporte etc conciliando com o idioma. Esse tipo de intercâmbio pode chegar até três meses.

3) Au Pair: 

Com certeza se você já buscou sobre intercâmbio, deve ter ouvido falar em Au Pair. Nesse programa, além de estudar, você pode trabalhar na casa de uma família como babá das crianças, participando das atividades e afazeres da casa, é literalmente, um segundo lar.

O programa Au Pair é destinado as jovens de 18 a 26 anos que vão fazer um intercâmbio cultural entre um a dois anos.

4) Intercâmbio voluntário:

Nesse intercâmbio, o voluntário não recebe para trabalhar, mas ganha grandes experiências emocionais e pessoais.  O intercambista pode escolher se voluntariar em um desses campos: animais, meio ambiente, comunidades carentes ou crianças e adolescentes.

Além de tudo, você aprimora seu inglês fazendo abraçando causas mundiais. A duração varia de acordo com o projeto escolhido e o país.

Tenha seu passaporte e visto em mãos e boa  viagem!

* Lembrando que os tipos de intercâmbio apresentados no Prova 10 são com fins estudantis, porém há mais tipos relacionados a trabalho.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *