AS 5 UNIVERSIDADES MAIS ANTIGAS DO MUNDO

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já parou para pensar quais universidades têm pelo mundo e quais as mais antigas?

Mesmo que muitas tenham se modificado, elas ainda estão atividades. A sua importância vai além dos legados históricos, mas também provam que podem se adaptar em ao cenário mundial atual. 

Confira no post quais as 5 primeiras universidades do mundo e como elas se modificaram tanto ao longo do tempo para se tornar o que são nos dias atuais.

1. Universidade de Bolonha: é a universidade mais antiga do mundo, foi fundada em 1088, em Bolonha, na Itália. Até um tempo atrás só era possível fazer doutorados na instituição, mas isso mudou, e hoje há diversos programas de diferentes níveis. No início era comandada pela Igreja e as aulas eram feitas em salões. No fim do século XII a universidade de Bolonha incorporou o primeiro curso de Direito. Há mais de 80 mil estudantes lá, dos quais 30 mil já fizeram uma pós-graduação. Entre os alunos  estão três papas, empresários e políticos italianos.

2. Universidade de Oxford: foi fundada entre 1090 e e 1167. Teve sua ascensão em 1167, quando o Rei Henrique II da Inglaterra proibir seus estudantes de irem a Paris. Possui uma das melhores classificações em relação as mais antigas do mundo, e até hoje é muito respeitada. Possui mais de 20 mil alunos. É considerada, hoje, a melhor da Europa e segunda melhor do mundo, segundo a Times Higher Education.

3. Universidade de Salamanca: É a instituição mais antiga da Espanha, fundada em 1134. Foi onde Cristóvão Colombo fez o processo para obter apoio real para sua expedição à Índia, no final do século 15. Hoje, ela atende mais de 30 mil estudantes.

4. Universidade de Paris:  também conhecida como “Sobornne”. Por causa da Revolução Francesa, a instituição ficou inativa entre 1793 e 1896. Em 1970 foi dividida em 13 entidades autônomas, fato que permanece até hoje. Todas elas têm a alta reputação da universidade original. 

5. Universidade de Cambridge: fundada em 1209 por um grupo de acadêmicos que se desentenderam com os nativos da Universidade de Oxford. Cambridge tem quase 20 mil estudantes. Então, com a proteção real, a Universidade de Cambridge logo encaixou-se nos padrões de ensino da elite da época. Com o tempo surgiram os prédios e residências que formam o campus. Renomada desde sua criação, foi considerada a 4ª melhor universidade do mundo pela Times Higher Education.

  • No Brasil:  Escola de Cirurgia da Bahia

Fundada em 18 de fevereiro de 1808 por Dom João VI, no antigo Hospital Militar de Salvador. A instituição foi a primeira também a desenvolver os estudos da medicina no país. Passou a se chamar Faculdade de Medicina da Bahia em 1832.

No contexto histórico, a instituição simbolizou o início da independência cultural do Brasil, já que antes da chegada da família real portuguesa em nossas terras, não era permitido a criação de instituições de ensino superior em suas colônias.

Atualmente a universidade chama-se Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integra a Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *