ARRASE NA HORA DA REDAÇÃO

Tempo de leitura: 3 minutos

A redação é uma parte da prova dos vestibulares de extrema importância. Porém muitos vestibulandos ou pessoas que vão prestar concurso ainda veem a redação como o momento “mais chato” e precisam de ajuda para desenvolvem bem o tema e o tipo pedido.

Primeiramente, é necessário que você saiba qual a redação pedida no sistema de seleção que você irá prestar, e vale lembrar que, a do Enem, sempre será dissertativa.

Entenda quais os tipos pedidos e como mandar bem na hora da escrever sua redação e aumentar sua chance de aprovação!

OS MODELOS DE REDAÇÃO MAIS PEDIDOS NAS PROVAS:  

Dissertação, narração e descrição.

É importante que você saiba que além desses modelos, gêneros como carta, crônica (narrativa ou descritiva), comentário ou texto jornalístico também podem ser cobrados, apesar de dificilmente aparecerem nas provas.

LEITURA É ESSENCIAL

A leitura te ajuda na hora de por a gramática em prática, pois há um vasto conteúdo de palavras e pontuação de maneira correta, ou seja, aqui se encaixa aquele ditado “quem lê muito, fala bem e escreve bem”, além de te mantém informado sobre diversos assuntos que podem se encaixar na redação por meio de citação ou argumentos, por exemplo. Ademais, é fundamental ler de tudo: livros cobrados nos vestibulares, livros de sua preferência, quadrinhos, revistas e jornais e até conteúdos online. Dessa maneira você prepara seu cérebro para a hora de escrever.

TREINE MUITO!

Redação é prática. Quanto mais você escrever redações, mais você estará apto a produzi-las de maneira mais rápida e fácil. Treine os modelos pedidos na prova que você vai prestar, busque redações com notas máximas e procure basear-se na estrutura e métodos utilizados, ou seja, veja o que de melhor você pode obter lendo as redações com as melhores notas. Se vale a dica, veja diferentes formas de como foram utilizados argumentos, tese e conclusões no modelo dissertativo, por exemplo.

Pense no que escrever antes de passar para o papel. Nos rascunhos, anote o máximo de informação que conseguir pensar. Vale para a hora da prova também, dessa forma fica fácil pensar o que e como escrever o texto, você será claro e coeso na estrutura da sua redação e não fugirá do tema e nem vai escrever parágrafos muito logos e cansativos. Por fim, releia todo o texto, corrija erros que passaram despercebidos, mude o que você achar que precisa, e só depois passe a limpo.

ESTEJA ATUALIZADO

É imprescindível que você esteja bem informado sobre as principais notícias e acontecimentos recentes. É 99% de certeza que as provas pedirão temas que estejam em alta atualmente. Busque saber quais foram os temas de anos passados e atualize-se para o que está acontecendo agora. Procure, também, saber possíveis temas para redação do ano o qual você irá prestar (essa dica é fundamental, principalmente, perto de quando as provas estiverem perto de acontecer). Normalmente os temas são relacionados a política, economia e aspectos culturais socias.

ESTUDE

Erros gramaticais e de concordância tiram muitos pontos no momento da correção, principalmente se forem palavras ou períodos fáceis de dominar, por isso, estude gramática. Peça ajuda aos seus professores e/ou colegas que se saem melhor nessa área. Não se esqueça de praticar a leitura também.

Na hora de fazer a redação, busque usar um vocabulário que você domine, assim suas chances de errar são mínimas.

CONTROLE O TEMPO

No dia da prova do vestibular ou do concurso, você terá um tempo mínimo para realizar toda a prova+redação, então nos momentos de treino, busque controlar o tempo total que você escreveu. Treine todos os dias para estar preparado para finalizar a prova e a redação tempo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *