ESCOLHA CERTA DE SUA PROFISSÃO

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitos vestibulandos têm dificuldade na hora de decidir qual carreira seguir. Muitos ainda não sabem como escolher o curso de ensino superior ou não conseguem definir por ficarem em dúvida entre duas ou mais opções.

Descubra a melhor maneira de solucionar esse problema!

ESCOLHA A ÁREA QUE VOCÊ MAIS GOSTA

Com certeza você já ouviu sobre as áreas de Humanas, Exatas ou Biológicas. Se você tem certeza que pertence a uma delas, já é meio caminho andando. Fica mais fácil na hora de pesquisar quais profissões pertencem a cada área e você já sabe o que pode eliminar das opções que tiver.

  • Entenda diferença:
Ciências Humanas
 Ciências Exatas
 Ciências     Biológicas
Aborda os conceitos do homem como indivíduo e ser social.
Se relaciona com números, cálculos, lógica e quantidades.
Estudam o meio ambiente e o convívio com os seres vivos. Também aborda o conhecimento para as partes e funções do corpo humano, animais e vegetais.
TENHA CUIDADO COM AS INFLUÊNCIAS

Você sozinho deve tomar a decisão de qual carreira quer seguir. Influências de parentes e vizinhos só atrapalham a SUA decisão. Não é difícil ouvir “Você deveria ser…”, atente-se a esse tipo de situação, é obvio que às vezes precisamos nos orientar sobre isso, mas não se deixe levar porque alguém conhecido segue tal carreira, pensando que você também irá pelo mesmo caminho.

SE VOCÊ  JÁ TEM ALGUMAS OPÇÕES, PESQUISE!

Sabendo sua área de atuação, pesquise afundo sobre as opções de curso que você tem em mente. Além da faculdade, como é e funciona o curso, você precisa pesquisar sobre a carreira e o mercado de trabalho. Isso é necessário para se situar perante sua futura graduação.

CONVERSE E PRATIQUE

Busque entrar em contato com professores e profissionais atuantes da carreira que você pretende seguir. É muito interessante, também, participar de workshops e feira de profissões, grandes instituições de ensino superior, por exemplo, sempre promovem diversos eventos desse tipo.

PENSE SOBRE VOCÊ

Primeiro: você é extrovertido ou introvertido?

Pense bem na sua personalidade, ela irá te dizer muito sobre qual profissão escolher.

Segundo: se você gosta muito de uma coisa e acha que é bom naquilo, invista na área. Você pode se dar bem! São exemplos de boas qualidades: ser um bom ouvinte, falante, se dar bem com cálculos ou redações etc.

SE NECESSÁRIO, FAÇA UMA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Este é um processo realizado por profissionais graduados  em psicologia, e guiam o estudante ou profissional quando é necessário fazer alguma escolha ou mudança.

Muitas universidades oferecem grupos de orientação vocacional. Clínicas particulares e profissionais especializados nesse tipo de orientação também podem te ajudar.

Pode ser feita individualmente também.

Você pode fazer um teste vocacional online, se desejar, apesar de não demandar de um profissional te orientando, também é muito válido, pois te encaminha a uma posição mais certeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *