DICAS PARA ESTUDAR PARA O ENEM E GRANDES VESTIBULARES

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao final de todos os anos acontecem os vestibulares, muitos estudantes e pessoas que desejar cursar o ensino superior se preparam durante o ano para tentarem o ingresso em universidades públicas ou particulares.

Diversas matérias são cobradas nas provas, fato que exige esforço dos vestibulandos. É necessário saber o que e como estudar para realizar as provas. Sabendo a forma certa de como estudar, no dia do vestibular você estará preparado não só para realizar a prova de conteúdos, mas também para aguentar firme até o final!

O Prova 10 aponta dicas, esquemas e conteúdos para te ajudar a fazer o tempo de estudos render e te proporcionar o direcionamento certo!

Antes de tudo você precisa de: Organização, dedicação e foco.
  1. Encontre a melhor forma de estudar:  É a melhor maneira de entender e fixar o conteúdo em sua memória, teste todas e veja qual se adapta melhor a você. O importante é ser objetivo e saber o que estudar. Se precisar, peça dicas aos seus educadores, colegas ou encontre sozinho. São exemplos de forma de estudo: grifar, reler, ensinar outras pessoas o conteúdo, estudar em grupo etc. Persista nos estudos!
  2. Mantenha seu ritmo de estudo: Separe um tempo do seu dia para realizar suas tarefas, revisar os conteúdos das aulas, separar suas dúvidas para falar com o professor e, principalmente, ter um tempo extra para fazer exercícios de vestibulares (você pode encontrar diversas conteúdos das principais matérias do App do Prova 10. Se preferir, você pode buscar em seus livros da escola, sites e outros aplicativos que auxiliam na hora do vestibular). Estude todos os dias e mantenha esse ritmo durante o ano todo, não pense que se estudar o dobro ou triplo perto do dia da prova fará alguma diferença, o importante é entender o conteúdo estudado e praticá-lo.
  3. Organização: Além de anotar assuntos relevantes sobre os vestibulares, escreva tudo o que você precisa fazer no dia. Tenha um bloco de anotações em mãos. Ademais, organize seus horários de aula, estudos e lazer. Dê uma olhada nas matérias da aula um dia antes delas acontecerem e separe o seu material do dia seguinte.
  4. Objetivos: É necessário estudar todas as matérias, porém dê uma atenção maior as matérias que você mais tem dificuldade e busque entender e praticar. Conheça bem o tipo de prova cobrada no vestibular que você irá prestar, isso facilita na hora de saber as matérias cobradas. Leia os livros cobrados em cada prova, as questões sobre eles são muito importantes.
  5. PRÁTICA, PRÁTICA E PRÁTICA: É fundamental que você pratique as matérias  cobradas, somente dessa forma você vai saber se realmente entendeu e aprendeu o conteúdo. Faça simulados, saiba quais os tipos de redações e realize-os, resolva bastante exercícios. Não se esqueça de ler os livros cobrados em cada prova.
  6. Esteja informado: Saber das atualidades recentes e informações históricas é extremamente importante, já que perguntas relacionadas podem ser feitas nas questões das provas e até mesmo pode ser tema de redação, o que pode fazer você ter ótimos argumentos para a elaboração.
  7. Mantenha-se saudável: Tomar muita água e comer bem, além de manter o corpo são, também ajudará na memória, na motivação do seu dia e na regulamentação do seu sono.
  8. Principalmente, DESCANSE: Muito importante ter um tempo do seu dia o qual você relaxe. Fazer exercícios, ler um livro, por a séria preferida em dia ou ver um filme são exemplos de descansos. De um folga dos estudos se aparecer uma festa para ir no fim de semana, aproveite, mas não se esquece de entrar no ritmo depois. No momento em que o dia do vestibular estiver diminua as saídas com os amigos e descanse. Ter o sono em dia e não se estressar é essencial. Descasar e relaxar é altamente relevante para quem fica muito ansioso pré-vestibular.

Agora que você já tem as principais dicas de como estudar, organize-se e boa sorte nos estudos e na hora da prova

Seja 10, seja Prova 10! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *