QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ENEM E OS VESTIBULARES?

Tempo de leitura: 2 minutos

Apesar de terem o mesmo objetivo, como o de avaliar os conhecimentos aprendidos no ensino médio e classificação de vagas para instituições de ensino superior, o Enem e os outros vestibulares são muito diferentes.

As provas tem em comum, também, o fato de terem muitos e amplos conteúdos das principais matérias do ensino médio (já publicamos aqui um post sobre as matérias que mais caem) e que são aplicadas aos finais de semana no fim de todos os anos.

Entenda as diferenças entre os dois e saiba em qual apostar!

Enem:

O que é? O Exame avalia os conhecimentos dos conteúdos lecionados no ensino médio, tanto para candidatos de redes públicas de ensino quanto as particulares. O Enem classifica os participantes a vagas em instituições públicas e federais de ensino superior. A prova é realizada sempre em dois domingos consecutivos em novembro, tem regras, conteúdos e tempo de provas definidos todos os anos.

Nota de corte e resultados: a nota de corte é geral, somando todo o desempenho obtido das provas, e varia de acordo com cada instituição e curso escolhidos. Esteja atualizado quanto a isso, pois quase todos os anos as notas aumentam ou podem abaixar.

Não há limites de vagas para as instituições que utilizam o Enem como método classificatório. O estudante se inscreve apenas sabendo que concorre a uma vaga em qualquer uma das instituições que utilizam o Enem como entrada na faculdade.

A nota do Enem também pode ser usada para entrar em programas do Governo Federal de financiamento estudantil, ou ajudar na hora de ingressar em universidades gratuitas.

O Enem também pode complementar o vestibular a ajudar a garantir a vaga desejada na Universidade.

 Vestibulares:

O que é? Os vestibulares também avaliam os estudantes por meio de provas classificatórias a vagas disponíveis. Nas instituições particulares, o vestibular pode ser variado entre tradicional ou agendado.

Em todos os vestibulares, o estudante faz a inscrição sabendo especificamente em qual universidade, campus, curso, turno e modalidade deseja.

Cada instituição tem um tipo de prova, que variam entre um dia ou mais, uma ou mais fases (primeira de conhecimentos gerais e segunda de conhecimentos específicos). Bem como a quantidade de questões, modelo de redação, regras e tempo total de prova.

É importante que o vestibulando tenha em mente e estude as provas de qual vestibular irá prestar, para que não tenha dúvidas na hora da prova.

Nota de corte e resultados: a nota de corte dos vestibulares varia de acordo com cada universidade, que disponibiliza as notas de corte de cada curso todos os anos, e assim como no Enem, as notas de corte podem mudar a cada ano. Esteja sempre atento a isso.

Há limite de vagas, por isso os participantes concorrem entre si para ver quem os melhores resultados, podendo suprir a nota de corte, eliminando os concorrentes.

As notas servem para universidade públicas e particulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *