ENTENDA AS MUDANÇAS DO ENEM

Tempo de leitura: 2 minutos

Desde 2017 ocorreram algumas mudanças no Enem. Os dias de prova são diferentes e outros benefícios a partir da realização da prova não são mais possíveis, como garantir o certificado de conclusão do ensino médio. Entenda melhor!

Dias de prova:

De 2009 a 2016 as provas do Enem eram realizadas em um final de semana. No sábado a prova era referente aos conteúdos de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e no domingo, as matérias eram referentes a Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma redação.

Em 2017 as provas passaram a ser realizadas em dois domingos consecutivos. No primeiro, a duração da prova é de cinco horas e meia para as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma redação.

No segundo, os candidatos tem cinco horas de prova, as questões são referentes as matérias de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Taxa de inscrição e isentos:

Até 2016, os alunos do 3º ano do ensino médio de redes públicas de ensino estavam isentos de pagar a taxa de inscrição. Porém, a partir de 2017, é necessário que o candidato seja cadastrado no CádUnico.

No caso de ausência no dia da prova, o candidato só poderá usar esse benefício no próximo ano se comprovar a ausência com atestado médico ou documento oficial.

Caderno de Provas:

Os cadernos de prova, agora, já mostram o nome do candidato e número da inscrição. Essas informações também estão na folha de respostas.

Certificado de Conclusão do Ensino Médio:

Atualmente, quem deseja garantir o certificado de conclusão do ensino médio deve prestar o Encceja, o Exame Nacional para Competências de Jovens e Adultos.

O Exame é gratuito.

Ranking de Escolas:

A partir de 2017, os alunos acessam suas notas individualmente. O ranking que ajudava na classificação das escolas, agora é liberado pela Saeb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *