GUIA DO ENEM

Tempo de leitura: 5 minutos

Tá com dúvidas sobre o que é e como funciona o famoso Enem? Confira as respostas.

O QUE É O ENEM?

É o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o domínio de competência dos conteúdos lecionados no Ensino Médio aos estudantes das redes públicas e particulares de ensino.

Desde de 2009 o Enem passou a selecionar candidatos as vagas disponíveis em universidades Federais de ensino do país. Também selecionada estudantes para participarem de programas de financiamento estudantil para universidades particulares, como Prouni, Sisu e Fies.

De 2009 a 2016 a prova era realizada em um final de semana ao ano (sábado e domingo), porém a partir de 2017, o MEC estabeleceu que as provas serão realizadas em dois finais de semana (dois domingos consecutivos).

O Enem é realizado sempre ao fim do ano, em novembro, e tem seus resultados divulgados de janeiro a março do ano seguinte.

QUEM PODE PARTICIPAR DO ENEM?

Os candidatos que estão no 1° e 2° ano do ensino médio, que prestam como treineiros.
Os estudantes que cursam o 3º ano do ensino médio.
Qualquer pessoa física.

COMO FUNCIONA O ENEM?

  • Provas e conteúdo:

A partir de 2017, as provas são realizadas em dois domingos consecutivos. No primeiro, o candidato tem cinco horas e meia para realizar as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação*, que terá o tema revelado no dia da prova.

*A redação pode ser escrita em letra de forma.

Já no segundo, totalizando cinco horas de prova, o candidato terá questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

  • Inscrição e informações adicionais:

Para realizar o Enem é preciso fazer a inscrição no site do Inep e pagar a taxa de inscrição, que varia a cada ano. Os candidatos de baixa renda podem solicitar a isenção de pagamento.

No dia da prova, somente será permitido o uso de caneta preta feita de material transparente. Não é permitido o uso de lápis, borracha e outros materiais. O participante que levar equipamentos eletrônicos, como celular e relógio, mesmo que analógico, deverão guardar seus objetos pessoais em em envelope lacrado fornecido pelo fiscal de provas.

Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), candidatos que se ausentarem do trabalho no dia de vestibulares, terão sua falta justificada e não será descontado no salário. Para isso, basta que o candidato apresente um comprovante a empresa, como a ficha de inscrição carimbada ou assinada pelos fiscais de sala no dia da prova.

Entenda especificamente sobre a inscrição aqui.

  • FALTAS:

O participante que faltar no primeiro dia, não é eliminado e pode realizar a prova do segundo domingo, porém não é possível refazer a prova perdida, consequentemente, o candidato perde os pontos que obteria no exame do primeiro dia.

Candidatos que integram a taxa de isenção deveram justificar sua ausência se decidirem que vão realizar a prova no ano seguinte e precisaram deste benefício.

Quem pagou a inscrição e faltar no Enem não haverá nenhum tipo de consequência, a não ser a perca da prova.

  • DOCUMENTOS:

Os documentos permitidos para realização da prova do Enem são:

Certificado de Dispensa de Incorporação
Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça
Carteira de trabalho
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Cédula de Identidade (RG)
Certificado de Reservista
Identidade funcional em consonância com o decreto Nº 5.703
Identificação fornecida por ordem ou conselhos de classe
Passaporte

* No caso de perda, roubo ou furto, o participante deverá fazer um Boletim de Ocorrência em qualquer órgão policial, e apresentar o comprovante do B.O. durante o processo de identificação no dia da prova. Esse processo só é válido até 90 dias antes da prova. Após esse processo, o candidato fará uma identificação especial, na qual preencherá um formulário com os dados pessoais e a sua assinatura.

* Candidatos com documentos vencidos e/ou que não permitam a identificação por foto e assinatura também devem realizar o cadastro da identidade especial.

  • ENEM PARA UNIVERSIDADES GRATUITAS:

O Enem funciona como prova classificatória a diversos candidatos que desejam ingressar em uma universidade pública. Apesar de algumas possuírem vestibular próprio, a maioria utiliza o Enem como forma de seleção as vagas disponíveis para os cursos oferecidos.

  • ENEM PARA INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE ENSINO:

O Enem também é utilizado como forma de ingresso em universidades particulares. Os programas públicos de financiamento estudantil, como Fies, Sisu e Prouni, ajudam os universitários de renda socioeconômica mais baixa a pagarem o curso de graduação. Entenda melhor.

  • ENEM PARA UNIVERSIDADES  EM PORTUGAL:

Assim como no Brasil, algumas instituições de ensino em Portugal aceitam o Enem como prova de seleção para o ingresso em universidades. No portal do MEC você encontra todas as informações e perguntas frequentes sobre o assunto. Saiba mais.

  • NOTAS E RESULTADOS:

Os resultados do Enem são divulgados, na Página do Candidato, em janeiro do ano seguinte da prova para os que prestaram efetivamente. Já para os treineiros, o resultado é liberado em março do ano seguinte da prova.

A nota de corte do Enem serve para o ingresso em diversas faculdades do país e para os Programas de Financiamento Estudantil. O resultado obtido nas provas é geral, e o candidato saberá se foi classificado para a vaga desejada se tiver obtido a nota de corte que o curso e a instituição de ensino escolhida divulgou no ano que a prova foi prestada.

A nota de corte varia de acordo com cada instituição e a cada ano, mantenha-se atento quanto a isso. Todos os anos são liberadas as notas de corte de cada ano para cada uma dessas instituições.

Para utilizar as notas obtidas no Enem, verifique o prazo de matrícula na faculdade escolhida.

* O Enem NÃO é obrigatório e pode ser realizado quantas vezes o candidato desejar.

Informe-se sobre o Enem 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *