OS MAIORES GENOCÍDIOS DA HISTÓRIA!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

São os mais importantes genocídios praticados na História:

  1. Genocídio conhecido como o Massacre da Noite de São Bartolomeu  – em 23 e 24 de agosto de 1572, em Paris – matança entre 5 mil a 30 mil integrantes do Partido Protestante (Huguenotes) por ordem do Carlos IX de França, com apoio dos membros da Casa Real francesa e dos nobres do Partido Católico, chefiados pelo Duque de Guise. *Imagem em destaque
  2. Genocídio indígena dos EUA, que perdurou pelo século XIX inteiro, e foi totalmente debelado com a concessão de cidadania aos Indígenas dos Estados Unidos em 1925.
  3. Grande fome de 1845–1849 na Irlanda, em que morreram perto de um milhão de irlandeses e mais um milhão teve de emigrar, enquanto o país, sob administração britânica, continuava a exportar grão e alimentos.
  4. Genocídio Circassiano, massacre perpetrado pelo Império Russo em 1864 no fim da guerra contra a Circássia, o último país do Cáucaso a ser anexado. 1-1,5 milhão de mortos.
  5. Genocídio do Congo Belga, no final do Século XIX perpetrado pelo rei Leopoldo II da Bélgica, calculado entre 1 milhão e 15 milhões de mortos.
  6. Genocídio dos Hererós e Namaquas, considerado o primeiro genocídio do século XX.
  7. Genocídio Boer no qual os ingleses encerraram a população descendente de holandeses em campos de concentração na África do Sul em 1903.
  8. Genocídio Filipino no qual os militares dos EUA dizimam a população filipina logo após a Guerra Hispano-Americana até 1910.
  9. Genocídio Armênio no qual o Império Turco-Otomano matou mais de 1,5 milhões de armênios entre 1915 e 1923 (o crime continua sendo negado até hoje).
  10. Holodomor, resultante de uma ação deliberada de extermínio, desencadeada pelo regime soviético, visando especificamente o povo ucraniano, enquanto entidade sócio-étnica;
  11. Holocausto, foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
  12. Genocídio sérvio feito pela Ustaše croata.
  13. Deportação dos chechenos na Insurgência na Chechênia de 1940-1944.
  14. Expulsão dos alemães após a Segunda Guerra Mundial. De 1944 a 1950 diversos países europeus expulsaram os Volksdeutsche (alemães étnicos) de seus territórios como represália pela ocupação nazista. Isto resultou num número de mortes que, segundo estudos, varia de 500 mil a 3 milhões de pessoas  (Fuga e expulsão dos alemães durante e após a Segunda Guerra Mundial)
  15. Genocídio do povo tibetano na  Invasão chinesa do Tibete (1950-1951) e Revolta no Tibete em 1959.
  16. Genocídio cambojano promovido no Camboja pelo regime do Khmer Vermelho, liderado por Pol Pot, entre 1975 e 1979. Estima-se que, em quatro anos, foram executados cerca de 1,7 a 2 milhões de pessoas;
  17. Genocídio de curdos promovido por Saddam Hussein no Iraque no Massacre de Halabja, Operação Anfal.
  18. 18.Genocídio na Bósnia no Massacre de Srebrenica.
  19. Genocídio de Ruanda massacre perpetrado por extremistas hutus contra tutsis e hutus moderados;
  20. A violência contra a minoria branca na África do Sul pós apartheid, é definida como genocídio. O presidente Jacob Zuma incitou publicamente violência contra a população branca, o que caracteriza crime segundo a Convenção para a prevenção e a repressão do crime de genocídio.

(Imagem atual de onde eram um dos vários campos de concentração)

Estas informações mostram como este artifício tem sido usado no decorrer dos séculos com a finalidade de exterminar pessoas, pelo simples fato de serem diferentes ou, pelo menos, pensarem diferente.

Com relação ao ENEM e aos grandes vestibulares, lembre-se de que um genocídio fere frontalmente os Direitos Humanos, por isso, pode ser tema de redação em alguma dessas provas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *